domingo, 20 de julho de 2014

Constructor sui - poema de Laura Esteves


Constructor sui
         (para as mulheres que precisam se construir a cada dia) 


                Trago rugas no rosto, não trago rugas na alma.
                Esta, conservo intacta, apesar dos desvarios.
                Tratada com delicadeza, aconchego e atavios.
                E vou lhe dizer o porquê.
                Escute com atenção, o a-bê-cê desta mulher madura,
                mistura de santa e puta,
                mistura de carnaval e clausura:
                meus seios mataram a fome de homens e de crianças;
                o ventre, meu ninho/minha gruta, já não tão liso,
                gerou os filhos que irão me continuar;
                os vincos de meu rosto, uma paisagem
                com rios que correm formando trilhas,
                são os risos, as lágrimas, as gargalhadas que derramei;
                o olhar, um tanto opaco, revela tudo o que eu passei.
                Mas estejam certos: busquei sempre a felicidade,
                esta estranha palavra que demorei tanto a entender.
                Sou ainda a menina assombrada com a vida.
                Tenho um coração que palpita, salta, transborda
                Apaixono-me, desmesuradamente, por tudo que faço ou toco:
                bicho, planta, planos, gente.
                Sou o sonho, sou o susto, sou mais sábia.
                Uma sabiá que pela Via-Láctea faz firulas.
                Que não teme o novo nem a aventura.
                Uma sabiá que faz ninho no telhado.
                Se aquieta e aprende com o passado.
                Assim eu sou. Eu sou assim.
                Um ser que se transforma até o fim.
                Que transgride, se acomoda.
                E nesta contradição, de maneira surpreendente,
                me construo, sempre, sempre.
                Eu sou aquela do espelho:
                mais gorda, mais inteligente, mais generosa.
                Sou importante para alguns, sou importante para mim.
                Instauro o meu domínio. Decido até onde ir.
                Transgrido. Sofro. Estou viva.
                Todos os dramas humanos são meus.
                Toda alegria da vida é minha.
                Vida, esta grande viagem, dia a dia, mês a mês,
                onde somos aprendizes e PhDês.
                Meu peito caiu? Não faz mal.
                Sou tudo de bom. Sou inteira.
                Mulher/sabiá-laranjeira.
                Mulher/mistério. Abissal.

                                          Laura Esteves
                                       

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário