Imagens e Recortes do Tempo


Novembro de 2002 (texto e foto reproduzidos do site da APPERJ):
Aconteceu em Teresópolis, no dia 30 de novembro o II PoÊterÊ comemorando os 80 anos da Semana de Arte Moderna, reuniu durante 12 horas, na FESO Pro Arte - Fundação Educacional Serra dos Órgãos, poetas, artistas plásticos, atores e músicos num grande festival. Este ano foi indicado o escritor, dramaturgo e poeta João Ubaldo Ribeiro para ganhar o troféu-escultura PoÊterÊ 2002. E no Rio de Janeiro no período de 03 a 08 de dezembro o IV Festival Carioca de Poesia , fez uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade. O IV Festival conquistou o seu lugar no calendário da Cidade. Em sua quarta edição se caracterizou pelo encontro das mais diversas expressões artísticas. Durante seis dias, performáticos, bailarinos, atores de cinema e teatro, músicos e mímicos, poetas de todos os matizes comporam o cenário, onde num verdadeiro show estético oral-visual-criativo, marcou presença no Teatro Glaucio Gill, no Rio de Janeiro. Os dois eventos constituiram a POESIA EM FESTA! Uma verdadeira festa da poesia.

Coordenação do PoÊterÊ: Michelle Bronstein
Coordenação do IV Festival: Grupo Poesia Simplesmente: Delayne Brasil, Gracia Levine, Laura Esteves, Rosa Born; Silvio Ribeiro de Castro
Organização: Augusto Sérgio Bastos (Poesia Viva); Cairo Trindade (Gang); Cristina Costa Pereira (Sarau João do Rio); Dalmo Saraiva; Elaine Pauvolid (Aliás); Elvé Monteiro de Castro; Helena Ortiz (Panorama da Palavra); Jiddu Saldanha (Poesia na 4ª Capa); Luiz Otávio Oliani (SPN); Nilton Alves (Poesia nos Arcos); Regina Pouchain; Ricardo Ruiz & Thereza Motta (Ponte de Versos); Sérgio Gerônimo (Pôster & Perfil, PIC, UPPA - APPERJ); Sônia Reis; Tanussi Cardoso.
Patrocínio e apoio:
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro
Nova Fronteira
Tocando a gente se entende
Jornal Rio Letras
OFICINA Editores
SINPRO-RJ
APPERJ
SESC/RJ
FESO
Serrano Choco Express
Secretaria de Educação e Esporte de Petrópolis
Vilanova Parque Hotel Teresópolis


A APPERJ foi o elo fundamental entre o PoÊterÊ e o IV Festival Carioca de Poesia, entre os coordenadores dos dois eventos: Michelle Bronstein e o Grupo Poesia Simplesmente.
Na abertura do IV Festival foi criado o Jogral Poesia é preciso (Delayne Brasil, Laura Esteves, Silvio Ribeiro de Castro, Rosa Born, Sérgio Gerônimo, Tanussi Cardoso, Dalmo Saraiva, Elvé Monteiro de Castro, Jiddu Saldanha, Cairo Trindade, Elaine Pauvolid, Nilton Alves) que fez a leitura do poema "PRECISAMOS DECLARAR QUE POESIA EM FESTA É PRECISO". Poema este que foi construído a partir de uma dinâmica de grupo coordenada pelo poeta e psicólogo Sérgio Gerônimo, participando dessa dinâmica os poetas: Delayne Brasil, Laura Esteves, Silvio Ribeiro de Castro, Cairo Trindade, Elaine Pauvolid, Messody Benoliel, Selma Wandersman, Thereza Motta, Nilton Alves, Marcia Evangelista, Edir Meirelles & Sérgio Gerônimo. Reproduzimos a seguir o poema:

PRECISAMOS DECLARAR QUE POESIA EM FESTA É PRECISO

Poesia é preciso!
A Poesia espraia-se por toda parte
arte de poetas, músicos, bailarinos: gente!
Prazer nos olhos de cada um.
Escrevemos a palavra,
sobre a terra a depositamos e a vemos crescer.
Palavras são titãs, irmãs, ímãs, imagens.
É a festa dos sentidos!
1, 2, 3, quarto Festival de Poesia e muito mais!
A poesia é necessária - é vital!
(Do mesmo modo que o Brasil é um país de promessas, onde atletas & músicos são ídolos de toda a gente, deixar a poesia emergir é capital).
Espaço legitimado é só espaço o-cu-pa-do?
Poesia em festa e em boa companhia.
Cada um de nós é como um verso.
Todos juntos: um poema.
A cada um, a sua poesia, sua própria utopia.
Poesia é ato de liberdade, pedra fundamental.
Não às gavetas e aos guardados.
Semear idéias e a palavra expressa. Cadê? Cadê o livro do povo? De novo, na casca do ovo? A poesia sollicita um lugar de honra.
É, solicita! Nas estantes das livrarias, a toda hora, todos os dias. Um poema nasce sofrido devido ao parto sonhado.
Poesia em festa! Poesia é embalagem ou conteúdo?
Essência ou reflexão sobre a existência?
A Poesia une os homens: somar amor, subtrair solidão,
multiplicar sorrisos, dividir o pão.
Qualquer lugar é o inferno, é o Paraíso.
Através da Poesia, percebemos à nossa volta
que a vida só vale a pena se for compartilhada.
Ninguém pode viver só.
Cada dia em nossa vida é um poema a ser escrito.
É possível viver sem comer por algum tempo.
Sem poesia, nem um dia.
A poesia ao alcance das mãos nas prateleiras,
à mostra,
à vista,
no ritmo do som,
no calendário do coração do Rio, um eterno desafio.
Lançar poemas ao vento
como o pescador lança iscas ao mar.
Palavras falam aos ouvidos, poemas ao coração.
A Poesia é a celebração da vida.
Enquanto houver poesia, há esperança.
O prazer se esparrama do palco,
atravessa a praça e inunda as ruas.
A única palavra de ordem na vida é: livre!
Seja livre! Viva!
A hora é esta,
Poesia em festa.



Foto do IV Festival Carioca de Poesia
A Mala da Fama foi ao Festival
by Jiddu Saldanha

_________________________________________________________________







 De 01 a 05 de julho, pelas ruas da cidade
Ciranda Poética
Entre 17h e 18h30

Ângela Carrocino, Laura Esteves e Sílvio Ribeiro de Castro (integrantes do Grupo Poesia Simplesmente) trazem às ruas do centro histórico a Ciranda Poética, que reúne poetas e passantes para dançar, cantar e falar poesia (poemas consagrados e poemas dos próprios participantes). O canto é acompanhado por instrumentos de percussão (clave, ganzá, pandeiro) e a principal característica desta ciranda é a umbigada poética, que consiste em um participante, após falar seu poema, caminhar, dançando, para outro participante de sua livre escolha e bater de leve: ventre com ventre. A umbigada é, de verdade, um convite para falar poesia. A principal característica do grupo é a integração de linguagens: poesia, música, dança, performance.
(Fonte desta divulgação:OFF FLIP Ano:2009)

_________________________________________________________


NOTíCIAS - Indústria, Comércio e Turismo


Poesia Simplesmente
Grupo do Rio de Janeiro traz teatro para Serafina

Acontece, na sexta-feira dia 9, no Cine Teatro Carlos Gomes, a apresentação do Grupo Poesia Simplesmente, da cidade do Rio de Janeiro, em Serafina Corrêa.
O grupo é formado por profissionais liberais, músicos, poetas e atores, e mantem intensa atividade não apenas em palcos cariocas, mas em diversos festivais culturais no país.
O espetáculo "Brasil à francesa: eterna sedução" é uma homenagem do grupo ao ano da França, que vem sendo comemorado no país.
Dirigido por Monica Serpa, com extenso curriculum teatral, o Grupo Poesia Simplesmente é formado por Laura Esteves, Silvio Ribeiro de Castro, Jorge Ventura, Eugenia Loretti, Rosa Born, Angela Carrocino e Delayne Brasil. Também participam da peça, na condição de convidados, o poeta Tanussi Cardoso e a cantora Telma da Costa.
A apresentação acontece às 20 horas e o ingresso, opcional, é um brinquedo, a ser distribuído para crianças carentes no próximo natal.
Promoção Secretarias de Indústria, Comércio e turismo e Educação.

Texto extraído do site da Prefeitura de Serafina Corrêa - ano 2009


-----------------------------------------------------



Artigo do Jornal Rio Letras sobre o Poesia Simplesmente - ano: 2002
(para ver este artigo ampliado, clique na imagem) 



==================================================




Grupo Poesia Simplesmente em Bento Gonçalves - 2009
(convidados: Tanussi Cardoso, Telma da Costa, Eugênia Loretti, Jorge Ventura.
Participação especial: Dalmo Saraiva) 
Espetáculo de Abertura:
“Ulalá, c`est si bon, três bien... Tem tupinambá na Festa de Rouen” .

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto abaixo: artigo reproduzido do site  TJUFRJ  - Telejornal Online da Escola de Comunicação da UFRJ - www.tj.ufrj.br/

O Grupo "Poesia Simplesmente" se apresentou na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Escrito por Nathália Perdomo Araújo

Sex, 20 de Outubro de 2006 15:13

O grupo “Poesia Simplesmente” se apresentou durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na UFRJ, no campus do Fundão, e fez uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana.

O nome “Poesia Simplesmente” foi inspirado em um bar de Santa Teresa chamado “Simplesmente”, onde os participantes se reuniram pela primeira vez, contou Silvio Ribeiro de Castro, escritor.
O grupo “Poesia Simplesmente” se apresentou durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na UFRJ, no campus do Fundão, e fez uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. O nome “Poesia Simplesmente” foi inspirado em um bar de Santa Teresa chamado “Simplesmente”, onde os participantes se reuniram pela primeira vez, contou Silvio Ribeiro de Castro, escritor.
Há quase dez anos, os artistas das oficinas de poesia da Biblioteca Nacional se uniram com o objetivo de integrar poesia, música, performance e mímica. O grupo acolhe novos integrantes, como cantores e poetas que buscam oportunidade de expressão. A partir daí eles crescem e aparecem.

Nas fotos: Dalmo Saraiva, Rosa Born, Delayne Brasil e Roda de Poesia
Imagens: UFRJ

 
                                                          

------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------

Apostar na poesia. Subverter com palavras a ordem das guerras e seus efeitos, a descrença dos que renegam a vida e a arrogância daqueles que não cedem aos que também têm direitos. Inventar o amor várias vezes. Colocar a inutilidade das palavras à prova. Acreditar no dito, desdizendo sempre de uma forma nova. Por onde passa, lembrar dos grandes poetas, deste e de outros países, que tanto nos ensinam. É assim que o Grupo Poesia Simplesmente se diverte por este mundão afora. Na sua cidade de origem, Rio de Janeiro, então, nem se fala: universidades, teatros, livrarias, centros culturais, hospícios, asilos, escolas, lonas culturais; estes são apenas alguns dos espaços por onde ele já andou circulando. Tem vocação de andarilho, este grupo: não sabe ficar quieto, num canto, remoendo palavras. Faz questão de dividir seu texto com todo mundo.

Texto da quarta-capa do folheto do espetáculo “Simplesmente Baco” apresentado pelo Grupo no XIII Congresso Internacional de Poesia, em Bento Gonçalves, no SESC, em outubro de 2005.