Prezados Domingueiros/as
Hoje a Domingueira presta duas homenagens:
A primeira, às mães, mães duplas (avós) e triplas (bisavós) ... pelo seu dia, reproduzindo no doc anexado, o belo poema de Edna Lima Mendonça inspirado na foto de uma órfã.
A segunda homenagem é pelos 125 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Escolhemos como símbolo, o poeta sergipano João Silva Franco, sapateiro de ofício e muito pouco conhecido nesse caldeirão cultural brasileiro. O Povo de Laranjeiras/Sergipe, imortalizou-o com uma estátua bastante significativa (veja a foto anexada) com um livro às mãos.
João "Sapateiro" (1918-2008), negro, quase dois metros de altura, teve a vida marcada pelo sobrenome postiço. Profissionalizou-se como sapateiro, remendando o couro, trocando o salto, pondo meia sola nos sapatos da população. Discreto, mas de boa conversa, o sapateiro exibia na sua oficina de trabalho, folhas de papel pautado, repletas de palavras escritas em letras de forma, fixadas nas paredes e nos poucos móveis do seu canto laboral. Eram trovas, pequenos e longos poemas, que surpreendiam a freguesia. Para conhecer um pouco mais da sua obra, acesse o link: http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/2439500
Bom Domingo
--
Antonio Pastori, guardião da Domingueira Poética
obs: O site do MPF www.trembrasil.org.br será reformulado em breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário