sábado, 26 de novembro de 2011

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO “DICIONÁRIO ILUSTRADO DE RITMOS & INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO”, do percussionista REPPOLHO



COQUETEL DE LANÇAMENTO DO "DICIONÁRIO ILUSTRADO DE RITMOS & INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO", do percussionista REPPOLHO

DIA 29/11/2011
ÀS 19:00 HORAS
Centro Cultural Justiça Federal
Sala de Leitura
Avenida Rio Branco, 241 – Centro
Tel: 3261-2550
ENTRADA FRANCA

SINOPSE DO LIVRO
"DICIONÁRIO ILUSTRADO DE RITMOS
& INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO", de Reppolho


Segundo o crítico e pesquisador de MPB Ricardo Cravo Albin: "Este Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão é uma realização importante de pesquisa e representa uma singular tentativa de agregar, convergir, somar-se a poucos outros trabalhos congêneres, sendo este trabalho de Reppolho um clássico do gênero, até porque sistematiza, finalmente, os instrumentos de percussão definidos pela força de um país mestiço e libertário, original e criativo".

O cantor e compositor Moraes Moreira afirma com relação ao trabalho do amigo: "O Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão é de uma grandeza sem par, quanto mais eu leio mais eu penso: Que beleza! Em um país onde faltam escolas de música, o músico pode ser a Escola".

O poeta e Doutor em Literatura Fred Góes esclarece: "O Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão é o resultado de pesquisa cuidadosa com paixão profunda por seu ofício. Artista de repercussão internacional, Reppolho, há anos, coleciona, estuda tanto os ritmos quanto os instrumentos percussivos".

O livro é o resultado de mais de três décadas de pesquisa, tendo em vista que o músico trabalhou com os principais artistas brasileiros, o que lhe proporcionou viagens por vários países, nos quais travou contato direto com outros percussionistas e instrumentos de cada região em que passou, entre as quais diversos países da África, Europa, Oriente Médio e das Américas.

Este trabalho, conciso, com precisão matemática, nos traz a história de instrumentos antigos que permanecem em atividade, em pleno século XXI, demonstrando sua importância atemporal e outros que foram esquecidos por boa parte de percussionistas do mundo, mas que mantêm seu ethos, mesmo na hibridez de suas modificações.

O percussionista Reppolho com sua pesquisa empreendida em campo e nos diversos volumes relacionados na rica bibliografia nos faz perceber que, os instrumentos de percussão são responsáveis pela história musical desde os primórdios da humanidade.

Euclides Amaral (Poeta e pesquisador de MPB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário