Mensagem encaminhada por Marcia Pereira
ESCRITORA ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA TOMA POSSE NA CADEIRA NÚMERO 10 DA ABL, EM SUBSTITUIÇÃO AO POETA LÊDO IVO
A nova Acadêmica, também professora, conferencista e ensaísta, nascida no Rio de Janeiro, é a oitava mulher a entrar para a ABL e a primeira a ser empossada por outra mulher, a Presidente Ana Maria Machado
Humanitas Felicitas, Libertas. Essas belas palavras que o Imperador Adriano inscreveu nas moedas de seu reino e que tento honrar. Humanitas - Acredito na Humanidade como um projeto viável. Felicitas – Acredito na busca da felicidade como um dever. Libertas – É Cecília Meirelles quem toma a palavra:
"Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.",
afirmou Rosiska Darcy de Olvieira em seu discurso
O Acadêmico Eduardo Potella, escolhido pela nova Acadêmica para recebê-la em nome da ABL, disse em seu discurso: "Desde cedo, Rosiska Darcy de Oliveira se afirmou como uma voz decididamente democrática, a serviço do único partido inteiro – partido da condição humana. E é em nome dele que sai, decidida, à procura da dignidade perdida, e não poupa os desgovernos e os costumes degradados, as formas e cores da violência, urbana e rural, a violência explícita, e a implícita, menos visível, a corrupção"
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira tomou posse na Cadeira Número10 da Academia Brasileira de Letras (ABL) (...) sexta-feira, dia 14 de junho, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ela foi eleita na sucessão do poeta Lêdo Ivo, no dia 11 de abril deste ano. A nova Acadêmica é a oitava mulher a se tornar membro da ABL e a primeira a ser empossada por outra , a Presidente Ana Maria Machado. A Cadeira Número 10 tem como fundador Rui Barbosa e, como patrono, Evaristo da Veiga. Foi ocupada, sucessivamente, por Laudelino Freire, Osvaldo Orico, Orígenes Lessa e Lêdo Ivo.
Rosiska Darcy de Oliveira foi recebida pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir a nova Acadêmica foi formada pelos Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet, Cícero Sandroni e Marco Lucchesi. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier e a entrega do diploma pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.
A mesa foi constituída pelas seguintes pessoas: Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, Secretário-Geral, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, Acadêmico e decano Eduardo Portella, as Ministras da Cultura, Martha Suplicy, também representando a Presidente Dilma Rousseff, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Estiveram presentes, também, o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sua mulher Patricia Kundrat, a Ministra do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia Oliveira e o editor Paulo Rocco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário