segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sim, pode tocar!


Sim, pode tocar!
Esculturas de Yutaka Toyota *
Sim, pode tocar!
Diferente de uma exposição tradicional, que mantém os visitantes a certa distância das obras de arte, a mostra “Sim, pode tocar” convida a entrar em contato com as 18 esculturas de Yutaka Toyota não apenas pela visão, mas também pelo tato e pela audição. O público poderá ouvir a descrição das esculturas feita por um catálogo sonoro gravado em CD. As obras emitirão sons pela aproximação do espectador que, nesse ato, ativará sensores instalados em suas bases.
Sim, pode tocar!
Além disso, o catálogo reproduz 10 obras em baixo relevo, para serem tocadas. O trabalho, desenvolvido principalmente para deficientes visuais, também desperta - através de texturas, formas e sons - os sentidos de quem possu i visão normal. Segundo a curadora Cláudia Lopes, “as obras de Toyota são o que são, e são o que somos. Tal qual espelhos, nos incorpora e são por nós incorporados. Um reflete o outro”.
Yutaka Toyota nasceu em 1931 em Tendo, ao norte do Japão. Chegou ao Brasil em 1958 e montou, no bairro da Liberdade, uma pequena fábrica de artesanato e de móveis de charão, ou seja, móveis revestidos com um verniz negro ou vermelho que tem como base a laca. Paralelamente, montou um pequeno ateliê de pintura no qual utilizava tanto o óleo como a laca na realização de sua obra. Em 1961, foi convidado a expor em Buenos Aires, na Argentina, na Galeria Velazquez.
De volta a São Paulo, Toyota participou de numerosas exposições coletivas e individuais, em Salões e Galerias realizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro conquistando premiações importantes. Em 1965, mudou-se para Itália, onde realizou várias individuais. Nos anos 70, Toyota desenvolveu intensa atividade artística, com exposições individuais no Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Japão, e numerosas coletivas no Brasil, Colômbia, Bélgica, Japão e Canadá.
Nessa mesma década dedica-se à realização de esculturas monumentais para espaços públicos, no Brasil e no exterior. No Brasil cria e instala esculturas na Praça da Sé, no Hotel Maksoud Plaza, no Campus da Fundação Armando Alváres Penteado – FAAP, no Aeroporto de Brasília, no Hotel Mofarrej, em São Paulo, no Jardim da Luz, contíguo à Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Conselho Brasileiro Britânico, São Paulo. Em 1991 a APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte conferiu a Yutaka Toyota o prêmio de Melhor Escultor Nacional.
Serviço:
Exposição “Sim, pode tocar!”
Visitação: 8 de fevereiro a 17 de março de 2013 - terça a domingo 12h às 19h
Entrada franca
Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 2253-1580)
*Texto e imagens extraídos do site da instituição 

Nenhum comentário:

Postar um comentário