terça-feira, 9 de outubro de 2012

Presidente da ABL, Ana Maria Machado, ganha o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil de 2012


 
 
 
 
PRESIDENTE DA ABL, ACADÊMICA ANA MARIA MACHADO, VENCE O PRÊMIO IBERO-AMERICANO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE 2012
 
A cerimônia de entrega do prêmio, criado em 2005 pela Fundação SM, será na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México, no próximo dia 27 de novembro
 
         A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, acaba de conquistar – a divulgação foi feita hoje, segunda-feira, dia 08 de outubro, às 15 horas – o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil de 2012, criado em 2005 pela Fundação SM (organização que atua em educação na Espanha e na América Latina e está no Brasil desde 2009), com o objetivo de incentivar a literatura infantil e juvenil.
 
A cerimônia de entrega do prêmio está programada para o dia 27 de novembro deste ano, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México. A indicação da candidatura da escritora foi apresentada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ana Maria Machado recebeu a notícia hoje, na Embaixada do Brasil, em Roma, onde participa de conferência sobre Jorge Amado, em mais uma homenagem internacional ao centenário de nascimento do escritor baiano. Esta é a segunda vez que um escritor brasileiro recebe o prêmio. Em 2008, o vencedor foi Bartolomeu Campos de Queirós.
 
Ana Maria Machado segue amanhã, terça-feira, para a França, a convite da Universidade Blaise Pascal, em Clermont-Ferrand, onde participará de Colóquio Internacional em sua homenagem, dias 11 a 13 de outubro (quinta-feira a sábado). A poeta mexicana Carmen Boullosa também será homenageada e, no último dia do evento, o prefeito da cidade de Clermont-Ferrand entregará às duas escritoras uma medalha comemorativa da cidade.
 
Durante sua estada em Roma, com destaque para o dia de hoje, segunda-feira, Ana Maria Machado realizou conferência na Embaixada do Brasil na Itália, em mais uma homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado, juntamente com o professor da Universidade de Veneza Vincenzo Arsillo. Após as duas palestras, foi exibido o documentário de Silvana Palumbieri, produzido este ano pela RAI, denominado "Realidade e Magia de Jorge Amado".






Nenhum comentário:

Postar um comentário