segunda-feira, 23 de abril de 2012

ABL debate "O índio no Brasil contemporâneo"






 
 
ABL ABRE SEU SEMINÁRIO BRASIL, brasis DE 2012 COM O TEMA 'O ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO' , PROPONDO DEBATER A AUTONOMIA INDÍGENA NUMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
 
O Seminário, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL, terá como palestrantes os professores Graça Graúna, de origem potiguara, e José Ribamar Bessa Freire
 
 
A Academia Brasileira de Letras (ABL) abre sua série de Seminários Brasil, brasis de 2012 com o tema O índio no Brasil contemporâneo, propondo debater a autonomia indígena numa sociedade em transformação. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Os palestrantes serão os professores Graça Graúna, de origem potiguara, e José Ribamar Bessa Freire. O evento está programado para o dia 26 de abril, quinta-feira, às 17:30h, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da  ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
 
O debate envolverá acadêmicos, os professores convidados e personalidades ligadas ao tema. A proposta é responder a questões como a história e a cultura indígenas no país; o que significa ser razoavelmente integrado, tratando-se do índio; a literatura indígena contemporânea; quantos e atualmente e quem são os índios brasileiros; o trabalho da Funai; e outros assuntos relacionados.
 
Graça Graúna é escritora, educadora com graduação, bacharelado, especialização, mestrado e doutorado em Letras, pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez pós-doutorado na Umesp, em Literatura, Educação e Direitos indígenas. Também é professora adjunta concursada da Universidade de Pernambuco. Entre os livros que publicou estão Direitos humanos em movimento (organizadora); Criaturas de Nanderu (narrativa infantojuvenil); e os livros de poemas Tear da palavra; Tecituras da terra; e Canto mestiço. Participa ainda de antologias poéticas no Brasil e no exterior.
 
Professor normalista pelo Instituto de Educação do Amazonas, José Ribamar Bessa Freire é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez especialização em Sociologie du Développement pelo IRFED, França, onde cursou também doutorado em História na Sociologie du Développement. Obteve o título de doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), onde orienta pesquisas de doutorado e mestrado, e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas. Escreveu e organizou uma série de livros, entre os quais: Rio Babel – A história das línguas amazônicas; Línguas gerais – Política linguística e catequese na América do Sul no período colonial; e A Amazônia no período colonial; além de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
 
Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Seminário Brasil, brasis
Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho
Conferência: "O índio no Brasil contemporâneo"
Participantes: Professores Graça Graúna e José Ribamar Bessa Freire
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Data: 26/04/2012, quinta-feira, às 17:30h
Entrada franca
Telefone: 3974-2500
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário