quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festival de Poesia: esclarecimentos - nota do Poesia Simplesmente e carta do Profº Paulo Pestana ao jornal o Globo

Com relação à matéria  "Festival 'A palavra toda' reúne diversos artistas no Espaço Sesc", publicada no dia 24/01/2011  pelo Jornal "O Globo", gostaríamos de esclarecer o seguinte:
A informação dada pelo jornalista Luiz Felipe Reis relativa ao evento "A palavra toda", denominando-o  como o "primeiro festival de poesia da cidade", não corresponde à realidade, pois, há doze anos, acontece o Festival Carioca de Poesia, coordenado pelo grupo Poesia Simplesmente, com o apoio e a organização de entidades, grupos e eventos da cidade do Rio de Janeiro.
Durante todos estes anos do Festival, o grupo Poesia Simplesmente apresentou os espetáculos Fio DiVersos; Na Morada do Poeta; O Viajante da Poesia, entre outros,  voltados para valorização da palavra, através da integração da poesia com  as diversas linguagens artísticas.  O Festival contou com a participação de poetas consagrados, como Thiago de Mello, Affonso Romano de Santa'Anna, Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Domício Proença Filho, Elisa Lucinda, Salgado Maranhão, Geraldo Carneiro, Cláudio Murilo Leal, Adriano Espínola e centenas de poetas do movimento poético do Rio, inclusive Chacal, citado na referida matéria do "O Globo".
A última edição, realizada em novembro de 2010, de norte a sul (passando pela zona oeste) dessa nossa cidade, explicitou, mais uma vez, o espírito agregador do Festival: uniu os eventos de poesia, a academia, entidades representativas dos escritores e oficinas literárias.
Esclarecemos, ainda, que o movimento poético do Rio de Janeiro não se resume a um ou outro evento, muito menos a guetos. É amplo, aberto e tem uma história reconhecida e documentada.
A título de exemplo, citamos, não só o CEP 20.000, como também alguns outros: Poeta Saia da Gaveta, Terça ConVerso no Café, Ponte de Versos, Poesia ao Meio Dia, Cabaré da Poesia, Polem, Poesia no SESI -  entre outros tantos. São mais de trinta eventos por onde têm passado nomes representativos da poesia brasileira.
Se poucos sabem ou desconsideram estes fatos, não significa que não existam, mas que, infelizmente, o espaço na grande mídia e o patrocínio para tais eventos ainda são ínfimos.
A lista dos participantes e a rica história do movimento poético do Rio de Janeiro não caberiam nesta breve nota de esclarecimento, mas estamos sempre à disposição para fornecer maiores detalhes, já que a boa e correta informação é essencial para o público.   
 Poesia sempre, poesia cada vez mais!

                            Grupo Poesia Simplesmente

 ------------------------------------------------------------------------------------------------          
 Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2011.
           Meu nome é Paulo César Pestana de Aguiar, sou professor de Língua Portuguesa e Literatura.
           Gostaria de esclarecer que a doze anos acompanho o Festival Carioca de Poesia, coordenado pelo grupo "Poesia Simplesmente", que acontece sempre no final de cada ano corrente ( entre o final de novembro e início de dezembro), atualmente, e já a algum tempo, no Teatro Glaucio Gil. Destaco alguns momentos memoráveis como a homenagem a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, a  participação de Marina Colassanti, Afonso Romano de Santana, e no último evento Geraldinho Carneiro.
          O Festival Carioca de Poesia é um evento de grande importância para a nossa cultura e merece mais atenção, divulgação e destaque!
  
                                                                   Atenciosamente,
                                                                                              Paulo C. Pestana




Nenhum comentário:

Postar um comentário