domingo, 20 de fevereiro de 2011

Domingueira Poética / 20 de fevereiro



Domingueira Poética
20 / fevereiro / 2011
Queridos (as) Amigos (as),
A Domingueira não circulou no fim de semana anterior. É que eu estava com parte da família em Passa Quatro, nas Terras Altas de Mantiqueira, no sul das Minas Gerais. Optei por ficar longe do computador e curtir aquele pedaço do paraíso. Caminhando, passeando visualmente pela paisagem, conversando com os amigos, comendo bem, andando no Trem da Mantiqueira, trem turístico e cultural tracionado por Maria Fumaça que, aos fins de semana, vai da Estação de Passa Quatro até a boca do ´Túnel da Mantiqueira, onde as tropas mineiras e paulistas se confrontaram na Revolução Constitucionalista de 1932.
Como aperitivo visual, mando-lhes as três fotos anexas, de autoria do amigo Cesar Saullo. Ele e a esposa Suzana lá mantém o Hotel Pousada São Rafael - um espaço aconchegante e de extremo bom gosto, com preços muito módicos, que recomendo - cliquem neste link e conhecerão:
No Hotel, além da inteligência, simpatia e hospitalidade do Cesar e da Suzana, somos recebidos com atenção e carinho pela equipe, com destaque para as recepcionistas Gabriela e Dinorah. Com direito a tranquilidade, um maravilhoso café da manhã, piscina, sauna e uma verdadeira galeria de arte no salão principal e nos corredores. Uma curtição!
O Cesar publicou o livro "Aldeia de Minas", com fotos suas a partir das quais o Regis de Morais, poeta passaquatrense "desterrado" em São Paulo, fez lindos poemas, com  uma belíssima apresentação do Rubem Alves, fã de Passa Quatro. Eu pretendia incluir um dos poemas na presente edição da Domingueira, mas não posso fazê-lo porque algum amigo ou parente pegou meu exemplar, aqui em casa, e ainda não o devolveu (o chamado "furto santo"...). Fica para outra, pois.
Como alternativa e pensando em lugares paradisíacos como Passa Quatro e Águas de São Pedro, compartilho com Vocês os versos de "Além do Horizonte",  uma das mais lindas canções da dupla Roberto & Erasmo Carlos. É que acabei de ler, neste sábado, o livro autobiográfico "Minha Fama de Mau", do Erasmo (Objetiva, Rio, 2009), que me foi emprestado pelo meu filho Victor Cláudio, com informações interessantes sobre a vida do "Tremendão", sua paixão pela esposa Narinha (a musa da canção "Coqueiro Verde") e a trajetória da dupla e de outros integrantes da "Turma da Tijuca", como Tim Maia e Jorge Benjor, e da "Jovem Guarda", como Wanderléia e Carlos Imperial.
A propósito da música, ela foi feita por Roberto e Erasmo quando eles curtiam Águas de São Pedro, próximo a Piracicaba, onde residem vários participantes da Domingueira, amigos dos bons tempos em que eu participei do Conselho Diretor do IEP / UNIMEP.
Vamos, pois, aos versos, homenageando amigos (as) piracicabanos (as), inclusive o Paulo de Tarso, jornalista e poeta atualmente trabalhando e estudando em Londres, fiel leitor das Domingueiras Poéicas, que já divulgaram poemas seus:

ALÉM DO HORIZONTE
- Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Além do horizonte deve ter
Algum lugar bonito pra viver em paz
Onde eu possa encontrar a natureza
Alegria e felicidade com certeza
Lá nesse lugar o amanhecer é lindo
Com flores festejando mais um dia que vem vindo
Onde a gente possa se deitar no campo
Fazer amor na relva escutando o canto dos pássaros
Aproveitar a tarde sem pensar na vida
Andar despreocupado sem saber a hora de voltar
Bronzear o corpo todo sem censura
Gozar a liberdade de uma vida sem frescura
Se você não vem comigo
Tudo isso vai ficar
No horizonte esperando por nós dois
Se Você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale o paraíso sem amor
Além do horizonte existe um lugar
Bonito e tranquilo pra gente se amar...
x=x=x
Um fim de semana maravilhoso para Vocês. Além do horizonte... mesmo que apenas pela força da imaginação. Nos trilhos da saudade!...  
Abraços / beijos,

Victor






Um comentário:

  1. Puxa, que bacana! Planejarei uma visita ao Hotel Pousada São Rafael, com certeza!
    E que coincidência: selecionei "Além do Horizonte" para minha próxima apresentação musical no Severyna! Uma curtição.
    Abraços.
    Vera.

    ResponderExcluir