domingo, 7 de abril de 2013

Chegou a Domingueira Poética de 07/04/2013




Prezadas/os domingueiros

Antes de abrirem os arquivos anexados, gostaria que lessem as ilações abaixo.

Essa semana o povo da domingueira andou inspirado, enviando-me muitas matérias e contribuições- sus e/ou de terceiros -  dificultando enormemente a seleção do material para edição de domingo, et por cause, conforme já disse algumas vezes, essa seleção tem de ser feita porque o gmail limita a remessa de e-mails em até mil endereços por dia e cada remessa não pode ultrapassar a 500 endereços. 

Como sugestão, recebi a dica de transformar a Domingueira em um "e-grupo", (tipo  **@yahoogroups.com), de forma que todos os e-mails enviados por um membro serão replicados e visíveis imedediatamente para todos os membros, sem distinção.

A vantagem é que isso vai me poupar do enorme trabalho de "filtrar" o que deve ser repassado, ainda que isso cause algum desgosto entre os remetentes por não verem sua dica, ou texto, publicada.

Por outro lado, a desvantagem é que haverá uma sobrecarga de e-mails diários que poderão provocar um desinteresse na leitura pelo membros. Por exemplo, um simples e-mail de agradecimento por uma dica, será automaticamente encaminhado e se tornará automaticamente visível para todos os 574 membros (isso mesmo, já somos quase 600!), que passarão a receber cerca de 10, 20 ou até mais e-mails da domingueira por dia. Contudo, temo que isso possa fazer com que a caixa postal de cada um fique congestionada e o domingueiro termine por deletar tudo, quer seja algo trivial, quer seja relevante, desvirtuando o propósito original do idealizador da domingueira, o saudoso professor Victor.

Reforçando o que disse, a minha função de filtrar as mensagens não tem conotação de crítica literária quanto a estrutura poética de um texto - de autoria do domingueiro, ou de terceiros - aqui postado, mas somente efetuar uma seleção dentre os critérios: utilidade, oportunidade,  adequação, beleza, originalidade e principalmente VERDADE.
Nessa edição, anexei dois exemplos do que quis acima dizer:

O primeiro, "receita+de+alegria", é o que chamo de "isca para os incautos", ou seja, alguém escreve algo mas atribui a criação como se fosse de autoria de uma grande personalidade mundialmente conhecida. Vcs vão perceber que Picasso jamais escreveria uma pieguisse dessa monta, bastante diferente da sua personalidade controvertida recheada de sarcasmo do bon vivant e da sua irônica e soberba personalidade, com vivos traços de superioridade em relação aos demais mortais. O camaleônico criador desse Power Point se vale das imagens do pintor para ilustrar o seu texto, mas atribui como sendo do Picasso. Essa covarde desconstrução autoral se repete de montão na internet. 

No "A Espera", o Power Point  é mais tolerável, pois o criador se vale da balada Blowing the Wind, de Bob Dylan: mantém os créditos, a tradução correta, e adiciona ao final, um texto de sua autoria, ainda que não acrescente nada que não estivesse no contexto da letra da música. Apenas "reescreve". Mas é honesto...

Para encerrar, fecho com um terceiro exemplo enviado para a  Domingueira, onde a gente percebe claramente que o texto tem um "DNA" diferente, que garante beleza da obra e certifica a genialidade do autor de "Consoada"



"CONSOADA. 
Quando a indesejável da gente chegar,
(Não sei se dura ou coroável)
Talvez eu tenha medo,
Talvez sorria, ou diga:

- ALÔ INILUDÍVEL!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar"

Essa belíssima construção nos leva inevitavelmente a uma reflexão: "estamos reparados?" Isso só pode ser coisa da lavra do Manuel bandeira.

Contando com a contumaz compreensão de todos/as, desejo-lhes um Bom Domingo.
Antonio Pastori, guardião provisório da Domingueira Poética.
AVISO IMPORTANTE: O Presidente em Exercício do MPF, Ayrton Camargo e Silva, convida os amigos e simpatizantes para Assembléia no dia 14/04, às 10h:00, na sede Adm da E. F. do Corcovado, quando se definirá os rumos do Movimento. 



--
Antonio Pastori, guardião provisório da Domingueira Poética


obs: O site do MPF www.trembrasil.org.br  será reformulado em breve!



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário