domingo, 7 de abril de 2013

Falecimento do poeta, professor e pesquisador e agitador cultural Paco Cac: homenagem neste sábado


Caros amigos e amantes da poesia e da arte em geral,
compartilho uma triste e inesperada notícia que recebi: o poeta, professor, pesquisador, agitador cultural e amigo meu (e de tantos!), Paco Cac, faleceu no dia 03 passado. Após ter sido cremado, ontem, em Brasília, receberá também, aqui no Rio de Janeiro, sua cidade, uma justa homenagem no dia 13, próximo sábado, às 18h, com início no Museu da República e término no mar, onde suas cinzas serão lançadas.
Graças ao Paco, subi ao palco no evento do Museu da República, organizado por ele. Lá conheci Tanussi Cardoso e tantas outras vozes e versos. Paco mostrou ser possível organizar uma outra república: a dos poetas. Com ele, passeamos com a poesia pelas ruas do Rio, e, no Museu do Telefone, o curto circuito foi o da palavra! Mais amigos, então, fiz.
Seu poema "Amar os amigos/desarmar os inimigos" é palavra de ordem que sigo. O lindo cartaz, que aí está, é uma obra de arte, uma sensível união harmônica. O pássaro Paco Cac continuará com seu voo de palavras cheias de versos e gestos concretos! Palavras que desarmam as bombas e as minas do medo. Palavras quentes de poeta em movimento! Quero também, com o meu grupo Poesia Simplesmente, organizar mais uma homenagem para ele.
     






Foto: É com muito pesar que venho aqui informar.

O poeta, militante, professor, pesquisador, vascaíno, carioca e acima de tudo meu pai, faleceu nesta quarta, 3 de abril de 2013.

Aos que oram, orem. Aos que não, recordem.

Aos amigos e familiares, guardem sempre a memória da vida, os poemas compartilhados e os sambas cantados.

Iremos cremá-lo em Brasília. Em seguida faremos uma cerimônia no Rio, aonde ele realmente gostaria de ficar. 

Pilar.


“Amar os amigos, desarmar os inimigos.” Paco Cac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário