domingo, 4 de dezembro de 2011

Domingueira Poética - 04 de dezembro


Domingueira Poética
04 / dezembro / 2011
 
E M   R E S U M O
- Delayne Brasil
 
Falo trem
e vem tudo.
Grafo trem
tudo vem

Queridos (as) amigos (as),

Na 5a. feira próxima, dia 08 de dezembro, às 10 h, acontecerá um Sarau Poético na sede da AENFER - Associação de Engenheiros Ferroviários, no Rio, conforme convite anexo.
 
Serão declamados, pelos (as)  respectivos (as) autores (as), poemas do livro "O Trem e o Imaginário", antologia que tem como organizadoras Lydia Simonato e Juçara Valverde.
 
Durante o evento, será mais uma vez homenageado o Agente de Estação Emérito Antonio Matolla, que completou 100 anos de vida no dia 17 de outubro.
 
Após o Sarau, às 11 h 30, a AENFER promoverá uma confraternização, homenageando os aniversariantes do mês, com uma Feira de Livros de autores ferroviários, coquetel e sorteio de brindes.
 
Como "aperitivo", aí vão dois poemas das organizadoras da antologia, incluídos no livro "O Trem e o Imaginário" - Editora Kelps, Goiânia, 2011:
 
O TREM DO CORCOVADO
- Lydia Simonato
 
Maria Fumaça
é passado
Trem bala
uma utopia
Trem mesmo
é o do Corcovado
que nos leva
alado
para o céu
e mais que isto
para os braços do Cristo
 
 
M E M Ó R I A S
- Juçara Valverde
 
Deixei o Sul.
Quando parti, lá ficaram:
meu galinheiro com cem galinhas e patos
os frutos ensacados nos pessegueiros
o corredor de macieiras
as pencas de bananas
a melancia comida no quintal
o balaio com cento de laranja
minha ameixeira centenária
a bacia com água congelada pela noite fria
a língua alemã de meus pequenos amigos.
O trem fez de mim uma desbravadora
com surpresas a cada curva.
Grandes descobertas
vencendo o desconhecido.
Uma viajante sem pouso ou raiz.
Conheci
Cataratas do Iguaçu
a verde mata virgem
encontro de países apenas a um passo.
Levou-me o trem para o Sudeste.
Apresentou-me ao mar
as montanhas nascendo nas lagoas e restingas
as praias de areia fina e branca.
Fiz um caminho sem retorno.
Perdi a passagem de volta.
Ainda encontro-me
de malas prontas para novos rumos!
 
x=x=x=x
 
Um domingo com muita poesia para Vocês. No imaginário do trem!... 
Abraços / beijos,
 
Victor
 
 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário