sábado, 19 de junho de 2010

Domingueira Poética / 20 de junho


Domingueira Poética
20 / junho / 2010

Queridos (as) Amigos (as),

Esta será mais uma "Domingueira Ferroviária"... É que, nesta semana, tivemos dois eventos temáticos: no dia 15, 3a. feira, "Trilhos Poéticos", do Grupo Poesia Simplesmente, no Café do Teatro Glaucio Gill, em Copacabana - Rio; o segundo, "Nos Trilhos de Minas", no dia 18, 6a. feira, no Teatro Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. Em ambos, tivemos a presença de autores e sessões de autógrafos do livro "Trilhos & Letras - Uma antologia do trem".

Para o evento "Trilhos Poéticos", 25 integrantes do Grupo Poesia Simplesmente fizeram poemas sobre o trem e seus personagens. A agitadora cultural Lydia Simonato deu-lhes tratamento visual, imprimiu e os expôs durante o evento. Alguns dos autores, presentes, declamaram seus versos. (...).
No evento "Nos Trilhos de Minas", em Belo Horizonte, contamos com a presença do poeta, compositor e cronista Fernando Brant, um dos maiores ícones do Clube da Esquina. Ele participou, juntamente comigo e com o Prof. Ulysses Panisset, ex-Reitor do Instituto Metodista Izabela Hendrix e ex-Presidente do Conselho Nacional de Educação, de um painel sobre "O trem e a mineiridade" - um grande momento, em que ambos receberam o título de "Ferroviarista Emérito".

Aí vão, pois, como mais uma homenagem ao Fernando, "Encontros e Despedidas", versos seus musicados pelo parceiro Milton Nascimento. Esse poema está na Parte III - Trem dá Música do livro "Trilhos & Letras":

ENCONTROS E DESPEDIDAS
- Milton Nascimento / Fernando Brant

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando...

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais

Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar

E assim chegar e partir
São só dois lados da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida

A hora do encontro é também despedida
A plataforma desta estação
É a vida deste meu lugar
É a vida...

x=x=x=x

Que este domingo se transforme na "Estação da Poesia" para Vocês. Com mais encontros e menos despedidas...
Abraços / beijos,

Victor

Um comentário:

  1. Victor, parabéns por este belo empreendimento social, solidário e artístico! Sua parceria com o nosso grupo foi ótima! Parabéns a Lydia Simonato também! Pena que não consigo postar no blog o anexo enviado com a foto e música... .
    Faço apenas uma retificação: foram 25 poetas frequentadores do Terça ConVerso no Café (carinhosamente chamados, por isto, de "Amigos do Café"), evento organizado pelos cinco integrantes do Poesia Simplesmente.
    Abraços.

    ResponderExcluir