Espaço do grupo Poesia Simplesmente para divulgação do seu trabalho, de outros escritores, artistas e de eventos culturais
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
PROGRAMAÇÃO TERÇA CONVERSO - Edição de 1 de SETEMBRO
Fwd: Meu segundo livro - 01/setembro
Pessoal,
Vou me apresentar como um dos poetas convidados de um sarau que acontece às terças no Teatro Gláucio Gill (Rua Barata Ribeiro, 204 - Copacabana). Aproveitarei a ocasião para fazer um pequeno relançamento informal do livro "Lembranças sem passado". Quem não teve a chance de ir ao lançamento de fevereiro (e todos os outros que quiserem simplesmente ouvir um pouco de poesia e música), pode aparecer por lá a partir de 18:30h (dia 01/09). Vai ser um prazer (re)ver os amigos.
Muitos abraços, Renato de Alvarenga.
ps: se quiserem divulgar (ou comprar) o livro, ele pode ser encontrado fisicamente nas Livrarias da Travessa (Botafogo e Ipanema) e Blooks (Praia de Botafogo, 316). Na livraria Cultura, o livro pode ser encomendado numa de suas lojas ou pelo site. Finalmente, ele está disponível também no site da editora (Editora Oito e Meio).
From: ralvarenga@hotmail.com
To: betin02@hotmail.com
Subject: Meu segundo livro - Lembranças sem passado
Date: Mon, 6 Apr 2015 17:53:52 -0300
From: ralvarenga@hotmail.com
Subject: Lançamento do meu segundo livro - Lembranças sem passado
Renato de Alvarenga, engenheiro, aviador e dançarino, é acima de tudo poeta. Tem sua visão de mundo, muito pessoal, que se monta com o raciocínio lógico da estrutura, o risco e a aventura do voo, e a leveza do movimento – tudo perpassado pelo sentimento poético que lhe é nato. E mais: um pouco de lirismo, um pouco de ironia. Um delicado poder de ressignificar. Uma queda por diálogos interiores, em busca de perguntas.
Neste Lembranças sem passado, seu segundo livro de poemas, aborda o tempo, seus sentidos e seu nonsense. O embaralhamento de passado, presente e futuro lhe adverte, e ele questiona: as lembranças são reflexos do passado no presente? Se alguém se recorda de algo inventado, é lembrança? Lembrar-se de algo pode torná-lo real? Podemos lembrar o futuro? É a poesia que impede o homem de se esquecer, ou é a impossibilidade do esquecimento que o leva a escrever poesia?
É um poeta de ideias, que vai construindo com nitidez e palavras adequadas, tênues. Somos surpreendidos por suas descobertas filosóficas. Mas em sua poesia há, também, um imaginário, uma coleção de elementos nascidos de seu próprio passado, que surgem com sutileza: a rosa dos ventos, uma paradoxal geometria, aeronaves ao sol, um voo entre duas bases aéreas, um oceano que se integra ao céu, relógios que marcam mas não controlam o tempo, um voo no interior de uma nuvem, sentimentos organizados em mosaico... Ou o caboclo no topo de um morro, e o homem boi, elementos atávicos de uma nova Minas Gerais, presente em seu passado, lembrança não lembrada, mas sentida.
Num processo de despojamento – do passado, das recordações, dos laços, do tempo – Renato de Alvarenga vai chegando ao cerne. Faz-nos lembrar que a poesia, a fala em versos, em ritmos contados, em rimas, em cantos, foi criada exatamente para que o ser humano pudesse memorizar e transmitir suas lembranças.
Ana Miranda
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Fwd: OFICINA LITERÁRIA (POR FAVOR, DIVULGUEM O CURSO)
De: <marcusvpq@ig.com.br>
Data: 05/08/2015 21:46
Assunto: OFICINA LITERÁRIA (POR FAVOR, DIVULGUEM O CURSO)
Para: "delayne brasil" <delbrasil@gmail.com>
Cc:
-------- Mensagem original --------
Assunto: | feito em casa |
---|---|
Data: | 04/08/2015 14:39 |
De: | Escola do Professor <escola@sinpro-rio.org.br> |
Para: | Marcusvpq@ig.com.br |
OFICINA DE LEITURA: O Rio de Janeiro e seus escritores
Conheça o Rio de Janeiro através da literatura e a literatura através do Rio de Janeiro.
DATA DO INÍCIO: HOJE, 07/08/15
Inscrições: contatoleitorcarioca@gmail.com
Local: Romão Duarte, no Flamengo.
Datas: 07, 14, 21, 28/08 e 04/09/15 das 15h às 17h. - Somente 30 vagas.
Ao final, os participantes receberam o certificado de LEITOR CARIOCA.