domingo, 30 de junho de 2013

Apresentação do Grupo Eco do Santa Marta, comemorando 11 anos, no Terça ConVerso no Café: 02/07/13

Grupo cênico-musical Eco do Santa Marta comemora 11 anos de existência e tem a satisfação e o orgulho de integrar O Grupo Eco do Santa Marta, uma entidade de caráter educacional e cultural, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens.

Trabalhando com textos e músicas, há no grupo uma preocupação constante de se remeter à história da favela, às influências, às lutas e conquistas, dificuldades e melhorias, dores e alegrias dos moradores de lá, aliando-se àqueles cujas buscas estão na direção da afirmação da dignidade da pessoa humana para a construção de uma sociedade mais justa, livre e participativa. Hoje estamos com as vozes que tentam se afinar nas ruas e organizações do país, num concerto harmônico e primoroso onde o povo é o solista.

O repertório da próxima terça conterá:
Morrendo de Medo (música de Vera Versiani & Terezinha)
Texto de Eça de Queirós + Cio da Terra (Chico Buarque & Milton Nascimento) + Alguém Cantando (Caetano Veloso)
Canto de Ossanha (Baden Powell &Vinícius de Moraes)

Visite o blog de Vera Versiani:  
http://veraversiani.blogspot.com


Dia:  02/07/2013

Hora: 18h30 às 20h30

Local: Teatro Glaucio Gill
Pça Cardeal Arcoverde, s/nº
Copacabana - Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: R$ 6,00

Organização e divulgação: Grupo Poesia Simplesmente
 (Angela Maria Carrocino, Delayne Brasil, Laura Esteves e Silvio Ribeiro de  Castro)
Apoio: FUNARJ 

sábado, 29 de junho de 2013

Sobre o tempo



                    SOBRE O TEMPO

Hoje vou lá amanhã. Se eu chegar atrasado, 
adianto o relógio. Dou uma ré na lógica para
medir a velocidade dos ponteiros. O mínimo
que posso fazer, porque o tempo não perdoa.
Ele vai cutucando silenciosamente. Seja noite
ou seja dia. Ele não mede a simpatia. Não é
a tristeza nem é a alegria. Quem quiser que se
afine com a harmonia porque a vida é quem
cria a sintonia. Existe remédio para curar a 
ansiedade, mas ele não é vendido em drogaria.

     
                                Dalmo Saraiva   




80ª Leva - 7 anos da Revista Cultural DIVERSOS AFINS







Querido Leitor, 

O momento da Revista Diversos Afins é de celebração. E você é nosso convidado especial a percorrer a 80ª edição e comemorar conosco nosso 7º aniversário. Entre palavras e imagens, destacamos: 

- uma exposição fotográfica com os trabalhos de Peterson Azevedo 
- os versos de Leonardo B.Neuzamaria KernerEdson Bueno de CamargoAna Peluso e Maria da Conceição Paranhos 
- a entrevista com a poeta Rita Santana 
- um pouco da cena teatral de Brasília aos olhos de Geraldo Lima 
- o magnetismo dos contos de Jorge MendesMárcia Denser e José Aloise Bahia 
- as impressões de Marcos Pasche sobre o novo livro do poeta Assis Lima 
- o disco do cantor e compositor Baia aos ouvidos de Larissa Mendes 

Os caminhos continuam em: 




Saudações culturais,


Fabrício Brandão & Leila Andrade – LEVEIROS




ISSN 2317-6865
twitter:  @diversosafins   



  





HÁ 30 ANOS SURGIA A REVISTA ARTE-QUINTAL



---





Há 30 anos, em março de 1983 surgia o primeiro exemplar da Revista Arte Quintal na capital mineira, revista esta que ficaria na história da cultura nacional.
No meu blog comento a trajetória dessa que foi uma das revistas mais importantes para a cultura brasileira.
Para ler na íntegra, basta clicar no link abaixo para entrar diretamente, ou entrar naturalmente através da internet.
 www.poetarogeriosalgado.blogspot.com
                                                             Rogério Salgado



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lançamento de livro, dia 02/07, no Terça ConVerso no Café : José Inácio Vieira de Melo - "Pedra Só"


Sexto livro de José Inácio Vieira de Melo, "Pedra Só" é o seu trabalho mais autobiográfico. No capítulo de abertura, que nomeia o livro, traz um longo poema dividido em 27 partes, revestido de tons épicos, flertando com a linguagem bíblica e frequentando os lugares mais recônditos e inóspitos da sua memória, em busca do barro fundamental – a poesia primeva – para fazer a ligação do seu ser com a arte e criar seus poemas. No segundo capítulo, “Aboio Livre”, além de continuar o movimento de retorno às suas origens, tão presente no capítulo inicial, explora o lirismo de paisagens e personagens arquétipos do Sertão. A terceira seção é a “Toada do Tempo”, em que usa com mais frequência o verso medido e que situa o poeta dentro do tempo, medindo sua finitude e, paradoxalmente, fazendo-o perceber-se atemporal. A quarta seção, chamada “Partituras”, é onde aparecem as cantigas e os cânticos de louvor. E, por derradeiro, o capítulo “Parábolas”, em que acentua o surrealismo, criando uma esfera fantástica impregnada de misticismo.surrealismo, criando uma esfera fantástica impregnada de misticismo.
"Pedra Só" tem um primoroso projeto gráfico e conta com imagens do fotógrafo mineiro Ricardo Prado, feitas na Fazenda Pedra Só, e com um perfil do autor assinado pelo jornalista Gabriel Gomes, intitulado “O Poeta e a Pedra. Só”. O texto das orelhas é do poeta Vitor Nascimento Sá, no qual alerta o leitor: “A poesia de José Inácio Vieira de Melo não se estabelece no convencimento racional nem nas prerrogativas de cunho moral, mas na percepção do maravilhoso que é produzido como êxtase e fulguração, descoberta e alumbramento”. A contracapa traz texto do renomado escritor português Gonçalo M. Tavares, que assim definiu o novo trabalho de JIVM: “E aqui temos a forte síntese: o solo firme e a imaginação – uma das características essenciais desta Pedra Só de José Inácio Vieira de Melo”. No posfácio, além do perfil feito por Gabriel Gomes, há um poema telúrico/metafísico de Elizeu Moreira Paranaguá em homenagem ao Cavaleiro da Pedra Só.
José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou os livros "Códigos do silêncio" (Salvador: Letras da Bahia, 2000), "Decifração de abismos" (Salvador: Aboio Livre Edições, 2002), "A terceira romaria" (Salvador: Aboio Livre Edições, 2005) – Prêmio Capital Nacional de Literatura 2005, de Aracaju, Sergipe, "A infância do Centauro" (São Paulo: Escrituras Editora, 2007), "Roseiral" (São Paulo: Escrituras Editora, 2010) e a antologia "50 poemas escolhidos pelo autor" (Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2011).
Organizou "Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia" (Salvador: Aboio Livre Edições, 2004), "Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI" (São Paulo: Escrituras Editora, 2011) e as agendas "Retratos Poéticos do Brasil 2010" (São Paulo: Escrituras Editora, 2009) e "Retratos Poéticos do Brasil 2013" (São Paulo: Escrituras Editora, 2012).
Publicou também o livrete "Luzeiro" (Salvador: Aboio Livre Edições, 2003) e o CD de poemas "A casa dos meus quarenta anos" (Salvador: Aboio Livre Edições, 2008). Participa das antologias "Pórtico Antologia Poética I" (Salvador: Pórtico Edições, 2003), "Sete Cantares de Amigos" (Salvador: Edições Arpoador, 2003) e "Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000" (São Paulo: Global, 2009). No exterior, participa das antologias "Voix croisées: Brésil-France" (Marselha: Autre Sud, 2006), "Impressioni d’Italia – Piccola antologia di poesia in portoghese con traduzione a fronte" (Napoli: U.N.O., 2011) e "En la otra orilla del silencio – Antologia de poetas brasileños contemporáneos" (Cidade do México: Unam / Ediciones Libera, 2012).
Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005), a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª e na 10ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011) e o Cabaré Literário, na I Feira do Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012), assim como os projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador. Atualmente é curador dos projetos Uma Prosa Sobre Versos, em Maracás, e Palavra de Poeta, em Planaltino.
Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: espanhol, francês, italiano, inglês e finlandês. Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. Edita o blog Cavaleiro de Fogo: www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com
Mais informações:
José Inácio Vieira de Melo
Fones: (73) 8845 5399 / (73) 3526 1936
E-mail: jivmpoeta@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/jivmpoeta

Informações sobre o lançamento do livro no Rio de Janeiro:


Dia:  02/07/2013
Hora: 18h30 às 20h30
Local: Teatro Glaucio Gill
Pça Cardeal Arcoverde, s/nº
Copacabana - Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: R$ 6,00

Organização e divulgação: Grupo Poesia Simplesmente
 (Angela Maria Carrocino, Delayne Brasil, Laura Esteves e Silvio Ribeiro de  Castro)
Apoio: FUNARJ 
  

Arraial do Papel no Varal faz estreia promissora com muita animação e poesia matuta



O sarau poético fez parte da programação junina da Prefeitura: "De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió" e reuniu o maior público já alcançado pelo projeto.

Por Nathalia Leal


Uma noite de lua cheia, repleta de cores, bandeirolas e animação, marcou o I Arraial do Papel no Varal, nesse 25 de Junho. Ambientado no Arraial Central da Prefeitura de Maceió, o sarau poético atraiu um público extenso e heterogêneo – muitos foram os que estavam participando e lendo poesia pela primeira vez, o que enriqueceu ainda mais a celebração.

 (...) ver completo em http://cacosinconexos.blogspot.com.br/2013/06/i-arraial-do-papel-no-varal-faz-estreia.html

O I Arraial do Papel no Varal superou as expectativas e recebeu o maior público de todas as edições do projeto: ao todo, é possível estimar um alcance de cerca de mil pessoas, dentre as que estavam de pé e outras que lotavam as 600 cadeiras ou permaneciam assistindo o sarau por algum tempo. Celebrando a rica cultura popular nordestina, o evento contou com uma atmosfera agradável e animada, permeada por sorrisos, cores e poesias, numa noite bastante interativa.



.

CONVITE PARA A PALESTRA DE MARIA NASCIMENTO SANTOS CARVALHO








-

quinta-feira, 27 de junho de 2013

É hoje o lançamento do meu livro em NOVA IGUAÇU



Euclides Amaral e Encontro de Poetas & Afins convidam
para o lançamento de POESIA RESUMIDA

Com participações especiais dos músicos e poetas André Luz, Bia Nunes, Big Otaviano, Camila Senna, Claudina Oliveira, Diogo Aguiar, Eud Pestana Fernando Mendes Júnior, Henrique Souza, Iverson Carneiro, Ivone Landim, Jorge Cardozo, Josy Louzada, Lírian Tabosa, Luciana Santos, Marcelo Peregrino, Márcio Rufino, Marília Matus, Marlos Degani, Moduan Matus, Sérgio Fonseca, Sérgio Salles Oigers, Sil, Sônia Lima, Vagner Vieira e Vinícius Siqueira.

Botequim Estação Floresta
Dia 27 de junho – a partir das 19 horas
Rua Floresta Miranda, 79
No centro de Nova Iguaçu (em frente ao buraco da estação)

--
APROVEITE E CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE TRÊS LIVROS DE EUCLIDES AMARAL:

"ALGUNS ASPECTOS DA MPB", "O GUITARRISTA VICTOR BIGLIONE & A MPB" e "POESIA RESUMIDA",  podem ser encontrados nas seguintes livrarias:

RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO

01 - Livraria do Centro Cultural Carioca
Rua do Teatro, 37 – Centro – Praça Tiradentes – Tel: (21) 2222-1515
        
02 - Livraria Leonardo da Vinci
Av. Rio Branco, 185 sub solo – Centro – RJ - Tel: (21) 2533-2237

03 – Kitabu Livraria
Rua Joaquim Silva, 17 – Lapa - Tel: (21) 2252-0533

04 - Livraria Folha Seca
Rua do Ouvidor, 37 – Centro – Tel: (21) 2224.4159 / (21) 2507-7175

05 - Livraria Toca do Vinicius
Rua Vinicius de Moraes, 129 loja C Ipanema – Tel: (21) 2247-5227

06 – Livraria Bossa & Companhia
Rua Duvidier, 37 – A (Beco das Garrafas) Copacabana – Tel: (21) 2295-8096

07 – Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417 Leblon - Tel: 2239-5294

08 - Livraria Bolívar
Rua Bolívar, 42 - Copacabana - Tel: 3208-3600

09 - Livrarias Academia do Saber www.aosaber.com.br (Matriz)
Av. Passos, 23/25 Centro - tel: 2242-4426 / 2507-8846

10 – Livraria Solário
Rua da Carioca, 33 – Centro – 2215-5446 / 2215-5748 solariorj@terra.com.br

11 - Musical Carioca
Rua da Carioca, 89 - Centro. RJ. www.musicalcarioca.com.br Tel: 21-3814-3400

12 -  Loja Maracatu Brasil
Rua Ipiranga, 49 – Tel: 2557-4754 / Bairro: Laranjeiras – RJ

13 - Loja de discos Musicale (www.musicale.com.br)
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1103 - tel: 2267-9607 

14 - CASARTI - (Casa do Artista Independente) Rua Ponta Porã, 15/201 Vista Alegre - Tel: 2473-3161


TAMBÉM NAS LOJAS VIRTUAIS, com entrega em domicílio:

01 - BARATO CULTURAL - www.baratocultural.com.br - tel: 2632-8444

02 – Livraria virtual Plurarte – www.plurarte.com.br

Ou com o autor EUCLIDES AMARAL RECEBA EM DOMICÍLIO POR R$ 35,00
(com postagem incluída) euclidesamaral1@gmail.com 21-3381-4662 / 21-8825-8843




Terça ConVerso no Café: programação desta terça, dia 02/07/13


              O Grupo  Poesia  Simplesmente


convida para a próxima programação do

Terça ConVerso no Café

Poesia:
Lançamento do livro 
Pedra Só 
de José Inácio Vieira de Melo

Rodada poética:
  Poetas Amigos do Café
 Grupo Poesia Simplesmente
 

Música: 
 Vera Versiani e
 Grupo Eco do Santa Marta
 (comemorando seus onze anos) 

   Sorteio de livros 


      Dia:  02/07/2013

Hora: 18h30 às 20h30

Local: Teatro Glaucio Gill
Pça Cardeal Arcoverde, s/nº
Copacabana - Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: R$ 6,00

Organização e divulgação: Grupo Poesia Simplesmente
 (Angela Maria Carrocino, Delayne Brasil, Laura Esteves e Silvio Ribeiro de  Castro)
Apoio: FUNARJ 


Programação e convidados da outra terça, dia 09/07:

    Lançamento de livro: "O Vadio de Casaca – Iverson Carneiro

    Poesia: Jorge Ventura

    Música: Luiz Henrique Muller (violonista)

 
-

segunda-feira, 24 de junho de 2013

É amanhã!





AMIGOS, UM CONVITE:

No próximo dia 25 de junho, a partir das 18:30h, 
serei uma das convidadas especiais do 
Terça ConVerso no Café, juntamente com:

 ASTRID CABRAL e MARCELO MOURÃO. 

Atração musical: 
EGBERT FERNANDES. 

No evento, organizado pelo grupo Poesia Simplesmente, 
 (teatro Glaucio Gill),
apresentarei poemas inéditos do meu livro 
PARA FABRICAR ASAS 
(em processo de produção pela Ibis Libris). 

Ficaremos felizes com sua presença!

Fotos e mais informações no meu blog, link abaixo.

Abraços,
Carmen Moreno



Carmen Moreno




domingo, 23 de junho de 2013

Terça ConVerso no Café: programação desta terça, dia 25/06/13

 Astrid Cabral e Carmen Moreno                                                                                                                                   


Marcelo MourãoEgbert Fernandes
            
                                                                                                               
    
 O Grupo  Poesia  Simplesmente

convida para a próxima programação do


Terça ConVerso no Café

Poesia: 
Astrid Cabral 

Carmen Moreno

 Marcelo Mourão 

Grupo Poesia Simplesmente

 Poetas Amigos do Café

  (rodada poética)


Música: 
 Egbert Fernandes
(voz e violão)


   Sorteio de livros 

      Dia:  25/06/2013
Hora: 18h30 às 20h30
Local: Teatro Glaucio Gill
Pça Cardeal Arcoverde, s/nº
Copacabana - Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: R$ 6,00

Organização e divulgação: Grupo Poesia Simplesmente
 (Angela Maria Carrocino, Delayne Brasil, Laura Esteves e Silvio Ribeiro de  Castro)
Apoio: FUNARJ 

Programação e convidados da outra terça, dia 02/07:
   Lançamento de livro: "Pedra Só" de José Inácio Vieira de Melo
   Música: Vera Versiani e Grupo Eco do Santa Marta -  comemorando seus onze anos






Convite AJRB


É  SEGUNDA-FEIRA. COMPAREÇAM!


 Aos queridos amigos e Acadêmicos
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL
AJEB
(Fundada em 8 de abril de 1970)
REUNIÃO DE JUNHO
DATA    24 de junho  - segunda feira
LOCAL - Rua Teixeira de Freitas, 5- 3º  andar - sala 303
HORÁRIO- 16 HORAS
PALESTRANTE- LARISSA LORETTI
TEMA -  "FESTA DE SÃO JOÃO- RELIGIOSIDADE E CULTURA"
MÚSICA - Antonio Moreira e seu violão
Sorteio de livros- traga o seu
HORA DE ARTE
sob o comando de MERCIA DE ALOAN
Lanche junino
Obrigada, desde já, pela presença.
LARISSA LORETTI
(Presidente em exercício)




sexta-feira, 21 de junho de 2013

Louise Hug e André Rangel: hoje, no Le Crepe. Imperdível!

  

Hoje, no Le Crepe, a belíssima voz e interpretação de Louise Hug acompanhada por André Rangel, guitarrista de primeira! Show: "A Música de Todos os Tempos" Imperdível. É ouvir para crer.
 O Le Crepe fica na Nossa Senhora de Copacabana, 31A, Leme. Horário: dàs 20h  até as 23h.. .

domingo, 16 de junho de 2013

REUNIÃO MENSAL DA UBE RJ - 19 DE JUNHO DE 20 13 - DIVULGUEM E COMPAREÇAM



UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ - UBE RJ
Fundada em 27 de agosto de 1958
Integrante da Federação Latinoamericana de Sociedade de Escritores
A UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ - UBE RJ
tem a satisfação de convidar V. Sa. e família para
a conferência da Professora, Jornalista e Assessora de Imprensa
MARIA CECÍLIA PIRES E ALBUQUERQUE PENNA
"MITOLOGIA - TEMPOS PRIMORDIAIS".
****
"PROJETO LIVRO ABERTO"
LUÍS POETA falará sobre o seu livro "NA PELE DA POESIA"
e interpretará algumas canções acompanhadas ao violão.
****
"HORA DO DEBATE"
Tema: três poemas de CECÍLIA MEIRELES que falam sobre o Poeta:
"MOTIVO" - "A DOCE CANÇÃO" e "CANÇÃO DE ALTA NOITE".
Debatedores: STELLA LEONARDOS e LUÍS GONDIM.
Participação da plateia.
Data:  19 de junho de 2013.
Hora:  16 horas.
Local:  Auditório do INSTITUTO CULTURAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA
Av. General Justo, 171 - 2º andar. Centro.
                                                                                                         
                                                                                                         
"A SUA PRESENÇA É SEMPRE
MUITO IMPORTANTE PARA A CULTURA"!
LUCIA REGINA DE LUCENA
Presidente









--

Rosiska Darcy de Oliveira

Mensagem encaminhada por Marcia Pereira

ESCRITORA ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA TOMA POSSE NA CADEIRA NÚMERO 10 DA ABL, EM SUBSTITUIÇÃO AO POETA LÊDO IVO
A nova Acadêmica, também professora, conferencista e ensaísta, nascida no Rio de Janeiro, é a oitava mulher a entrar para a ABL e a primeira a ser empossada por outra mulher, a Presidente Ana Maria Machado
Humanitas Felicitas, Libertas. Essas belas palavras que o Imperador Adriano inscreveu nas moedas de seu reino e que tento honrar. Humanitas - Acredito na Humanidade como um projeto viável. FelicitasAcredito na busca da felicidade como um dever. Libertas – É Cecília Meirelles quem toma a palavra:
"Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que nãoninguém que explique
e ninguém que não entenda.",
afirmou Rosiska Darcy de Olvieira em seu discurso
O Acadêmico Eduardo Potella, escolhido pela nova Acadêmica para recebê-la em nome da ABL, disse em seu discurso: "Desde cedo, Rosiska Darcy de Oliveira se afirmou como uma voz decididamente democrática, a serviço do único partido inteiropartido da condição humana. E é em nome dele que sai, decidida, à procura da dignidade perdida, e não poupa os desgovernos e os costumes degradados, as formas e cores da violência, urbana e rural, a violência explícita, e a implícita, menos visível, a corrupção"
 A escritora Rosiska Darcy de Oliveira tomou posse na Cadeira Número10 da Academia Brasileira de Letras (ABL) (...) sexta-feira, dia 14 de junho, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ela foi eleita na sucessão do poeta Lêdo Ivo, no dia 11 de abril deste ano. A nova Acadêmica é a oitava mulher a se tornar membro da ABL e a primeira a ser empossada por outra , a Presidente Ana Maria Machado. A Cadeira Número 10 tem como fundador Rui Barbosa e, como patrono, Evaristo da Veiga. Foi ocupada, sucessivamente, por Laudelino Freire, Osvaldo Orico, Orígenes Lessa e Lêdo Ivo.
Rosiska Darcy de Oliveira foi recebida pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir a nova Acadêmica foi formada pelos Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet, Cícero Sandroni e Marco Lucchesi. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier e a entrega do diploma pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.
A mesa foi constituída pelas seguintes pessoas: Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, Secretário-Geral, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, Acadêmico e decano Eduardo Portella, as Ministras da Cultura, Martha Suplicy, também representando a Presidente Dilma Rousseff, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Estiveram presentes, também, o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sua mulher Patricia Kundrat, a Ministra do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia Oliveira e o editor Paulo Rocco.